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As melhores atividades físicas para a mulher de cada idade
No mês de março comemoramos o dia internacional da mulher e seguem algumas dicas de atividades físicas mais indicadas para cada faixa etária. Esperamos que gostem e boa leitura:


A melhor atividade física é aquela que a pessoa mais gosta, porque é a atividade que vai motivá-la a manter-se constante na prática. Abaixo,algumas dicas de atividades para mulheres de várias faixas etárias.

Atualmente muito se fala sobre a importância de praticar atividades físicas como uma maneira de prevenir uma série de doenças, manter o corpo em forma e ter uma melhor qualidade de vida. E, há um bom tempo, aquela desculpa de “eu não gosto de academia” já não é mais válida para ninguém, pois existem inúmeras possibilidades para quem deseja se exercitar: atividades ao ar livre, na água, aulas de dança, lutas e muito mais.

Por isso, a orientação para qualquer pessoa é encontrar a atividade que mais lhe agrada e fugir do sedentarismo! Mas, se ainda assim, você está em dúvida sobre qual atividade física é mais adequada para você e para o momento em que está vivendo, algumas dicas podem ajudar!

Abaixo, profissionais da área sugerem atividades indicadas para mulheres de diferentes faixas etárias. Confira!

De 12 a 19 anos

Assim como na infância, essa é uma faixa etária importante para a formação do hábito de praticar atividades físicas. “A prática regular proporciona um maior autoconhecimento corporal, o que facilita a lidar com esta sensação diferenciada, causada pelas alterações hormonais nesta idade. Além disso, a prática de atividades físicas melhora a autoestima,sensação muito importante nesse período de fragilidade emocional da mulher”, Sempre que possível, na adolescência,deve-se realizar atividades físicas coletivas ou em ambientes que tenham mais pessoas isso facilitará na socialização da adolescente.Seguem sugestões:
1. Jogos coletivos (basquetebol, handebol, voleibol)
“Porém, o mais importante é que as adolescentes gostem da atividade praticada. Tem que ser prazeroso, porque se a pessoa for obrigada a fazer algo, isso pode trazer outras consequências ruins.

2. Danças
Pode ser dança de salão, jazz, rumba, zumba, forró, zouk, axé, entre outras. Existem academias que fornecem este tipo de aulas de forma muito animada e casas noturnas especializadas para que os ritmos possam ser praticados.

3. Atividades aeróbicas (caminhada, corrida)
Jomar Souza, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), destaca que atividades aeróbicas em geral, como caminhada, corrida, ciclismo, natação, são indicadas.

De 20 a 29 anos

Ao atingir a idade adulta, a preocupação com um corpo “em forma” muitas vezes torna-se maior. “Além disso, a mulher moderna trabalha e precisa de disposição para as atividades do trabalho diário”, diz. “Nesta fase (assim como na faixa etária dos 30 aos 39 anos), é comum a mulher procurar atividades físicas de maior intensidade e em locais onde ela se sinta bem,onde possam apreciar sua beleza e maturidade”

Nesse contexto, os profissionais dão algumas sugestões:

1. Musculação

A musculação é uma ótima opção especialmente para mulheres que estão buscando um “corpo malhado”. Nesta fase, é importante aumentar a massa óssea pensando não só na gestação (se for o caso), mas, também, em evitar a osteoporose no futuro. Neste sentido, é mesmo muito interessante associar a musculação com atividades aeróbicas (como corrida,caminhada, pedalada)

2. Corrida

Priscila destaca que se o objetivo da mulher é emagrecimento e condicionamento físico, uma ótima indicação é a corrida. Essa tem sido uma atividade praticada por muitas mulheres e oferece muitos benefícios à saúde. Isso sem falar que as corridas de rua possibilitam novas amizades, o que é interessante nessa e em qualquer fase da vida.

3. Pedalada

Para as mulheres que buscam emagrecimento e condicionamento físico, pedalar também é uma boa alternativa. É uma atividade gostosa, que oferece inúmeros benefícios à saúde, como, por exemplo, a sensação de bem-estar, além disso,possibilita conhecer novos lugares, ver lindas paisagens etc.

4. Natação

Esta também é uma boa pedida para quem busca emagrecimento e condicionamento físico.

5. Pilates/Yoga

Para as mulheres que buscam mais relaxamento e bem-estar, o pilates e yoga cumprem esse papel de relaxamento, bem estar, melhora de postura além de ajudar a esculpir o corpo.

6. Lutas

Aulas de Muay Thai, Boxe, Jiu Jitsu também têm feito sucesso entre muitas mulheres

7. Ginástica para mamães com bebês

Esta é ainda uma faixa etária em que muitas mulheres engravidam. “A gestação é uma fase delicada, de mais sensibilidade e que exige cuidados específicos. A atividade física pode e deve ser realizada, também nesta fase, com a ajuda de um profissional de Educação Física. Neste período não é indicado que se realizem atividadesfísicas de alta intensidade ou que tenha impacto”

Já no período pós-parto, a ginástica para mamães com bebês é uma oportunidade muito bacana de auxiliar no relacionamento com os filhos, na autoestima (que às vezes é reduzida neste período) e na disposição para cuidar do bebê. “Este tipo de atividade também pode ser uma ótima solução para as mamães que não têm com quem deixar a criança ou não tem muito tempo para ficar com o(a) filho(a). Esta relação pode ajudar a criança a ser mais ativa fisicamente e a confiar mais na mãe, além de proporcionar um momento de interação entre mãe e filho(a). 

De 30 a 39 anos

As indicações são basicamente as mesmas que as dadas para as mulheres de 20 a 29 anos, “já que a mulher de hoje tem filhos mais velha e menopausa também mais tardia”, diz.

De 40 a 49 anos

Nesta idade, o organismo já começa a passar por uma desaceleração metabólica e a atividade física ajuda a manter a disposição do dia a dia, o bom funcionamento do organismo, a autoestima e a qualidade dos movimentos.

Algumas sugestões de atividades para esta fase são:

1. Caminhada
Na meia-idade, são indicados programas de natureza aeróbia e muscular de intensidade pelo menos moderada, 30 minutos por dia, 3 a 5 dias por semana. E um ótimo exemplo é a caminhada.

2. Musculação
A musculação continua sendo uma boa pedida para mulheres desta faixa etária, “pois ajuda a retardar as perdas metabólicas, hormonais e físicas. Ajuda a prevenir a osteoporose, artrose, diabetes e hipertensão e ela pode ser praticada em menor intensidade e com cargas moderadas, dependendo das particularidades de cada mulher”,
“Nesta fase muitas mulheres começam a fazer reposição hormonal e para evitar possíveis efeitos colaterais, como acúmulo de gordura corporal e alterações cardiovasculares, os exercícios físicos têm papel fundamental”.

Acima de 50 anos
Acima dos 50 anos, o organismo começa a tornar-se mais frágil, mas a atividade física regular ajuda principalmente a evitar a desaceleração metabólica, a perda de massa muscular, auxilia na qualidade dos movimentos e, com isso, ajuda a evitar lesões.

Em geral, os objetivos da realização de atividade física regular para a população a partir desta faixa etária são:
– Manutenção da Saúde;
– Manter e/ou restaurar a independência básica para as atividades de vida diárias;
– Aliviar a dor;
– Prevenir e corrigir deformidades;
– Manter a mobilidade articular necessária para a realização de atividades básicas;
– Recuperação ou manutenção do equilíbrio e coordenação motora;
– Melhorar e manter e trofismo e tônus muscular;
– Melhorar capacidade cardiorrespiratória;
– Redução de triglicerídeos;
– Redução da pressão arterial;
– Redução da tendência à arritmia pela diminuição da sensibilidade à adrenalina;
– Aumento da sensibilidade das células à insulina;
– Estímulo ao aumento da velocidade das respostas hormonais e imunológicas;
– Redução da gordura corporal devido ao maior gasto calórico;
– Tendência à elevação da taxa metabólica pelo aumento da massa muscular;
– Atua na profilaxia de doenças melhorando os fatores de risco para o desenvolvimento de diversas patologias.

Neste sentido, seguem algumas sugestões de atividades mais indicadas para esta faixa

etária:

1. Atividades na água (como hidroginástica, natação)

Como nesta idade não é indicado que se realizem atividades de alto impacto, já que a densidade óssea torna-se menor e isso poderia causar lesões. “Por isso, é muito comum encontrarmos mulheres realizando atividades na piscina, já que no ambiente aquático o impacto torna-se reduzido. Hidroginástica e natação são as atividades maisprocuradas, mas hoje também são apresentadas atividades de corrida e de bicicleta na
água”.

2. Musculação

Muitas mulheres nesta faixa etária têm aderido também à musculação que, é uma atividade que reforça toda a estrutura corporal.

3. Treinamento Funcional

Outra atividade muito procurada, é o Treinamento Funcional. Existe, atualmente, vários profissionais de Educação Física trabalhando com essa área. “Este tipo de treinamento é específico a esta faixa etária e auxilia as pessoas a manterem o tônus muscular e elasticidade muscular, além de uma boa flexibilidade das articulações e, com isso, os movimentos necessários para uma independência diária com qualidade de vida”.

4. Dança de salão

Que tal apostar ainda na dança de salão?! “A dança oferece benefícios que podem ainda ser maiores nessa faixa etária, pois essa modalidade se encaixa perfeitamente às necessidades e condições dessa idade. É preciso melhorar a qualidade de vida, e nada melhor do que atividades físicas que trabalham o corpo e a alma.
A profissional ressalta que a dança, como atividade física, ajuda no fortalecimento dos músculos, na respiração, no equilíbrio. “Também trabalha a questão social (já que geralmente é praticada em grupo), sendo assim, mantém a mente ativa e ajuda a prevenir doenças degenerativas.

Espero que tenham gostado.
Dr. Helder Horita
http://www.educacaofisica.com.br/saude-bem-estar/as-melhores-atividades-fisicas-para-a-mulher-de-cada-idade/